Dicas de viagens e intercâmbio

A Polícia Federal suspendeu a emissão de passaportes: 6 coisas que você precisa saber

A Polícia Federal informou que a partir do dia 27/06/17 e por tempo indeterminado, está suspensa a confecção de novos passaportes.

A justificativa é “insuficiência do orçamento que foi destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem”.

O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente, no entanto, os passaportes só serão confeccionados e entregues quando a situação voltar ao normal.

O único tipo de passaporte que será emitido é o de EMERGÊNCIA, que possui validade de 1 ano e atende regras específicas “por motivos não previstos pelo passageiro como doença, trabalho e catástrofes naturais, entre outros”.

 

Sem dúvida isso pode gerar impactos no planejamento e realização da sua viagem, por isso selecionamos 6 perguntas e respostas sobre o que fazer:

1) Fiz meu atendimento na Polícia Federal antes do dia 27/06. Vou receber meu passaporte?

Sim. Segundo a PF, todos os usuários que foram atendidos nos postos até esse data, receberão seus passaportes normalmente.

2) O agendamento online e atendimento foram suspensos?

Não. É possível agendar e ser atendido normalmente. Dirija-se ao posto da Polícia Federal que você agendou e você será atendido. Se ainda não agendou, pode marcar no site da PF. No entanto, saiba que a entrega do seu documento foi suspensa e permanecerá assim até melhorar a situação orçamentária. O Governo deverá anunciar na imprensa quando isso vai acontecer.

3) Quem já agendou o atendimento em um dos postos da PF antes do dia 27/06 vai receber o passaporte?

Não. O documento só será entregue para quem já passou pelo atendimento e processo de emissão nos postos de atendimento até o dia 27/06.

4) Existe previsão de normalização?

Até o momento a Polícia Federal não informou nenhuma data.

5) Tenho uma viagem de emergência e não tenho passaporte. O que eu faço?

Os passaportes de emergência não foram suspensos. Mas lembre-se que ele só pode ser emitido em situações específicas, entre elas, catástrofes naturais, conflitos armados, doença, necessidades de trabalho, etc. Consulte o site da Polícia Federal para saber mais.

6) Em quanto tempo um passaporte de emergência é emitido e qual sua validade?

O passaporte de emergência é entregue em até 24 horas após a confirmação dos dados do solicitante e ele tem a validade de 1 ano.

 

FONTES

FOLHA: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/06/1896614-policia-federal-suspende-emissao-de-passaporte-por-tempo-indeterminado.shtml

FOLHA: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/06/1896689-veja-oito-perguntas-e-respostas-sobre-a-suspensao-da-emissao-de-passaporte.shtml

G1: http://g1.globo.com/economia/noticia/suspensao-de-emissao-de-passaporte-nao-inclui-o-de-emergencia-tire-suas-duvidas.ghtml

UOL: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/06/28/apesar-de-suspensao-e-possivel-emitir-passaporte-de-emergencia-entenda.htm

POLÍCIA FEDERAL: http://www.pf.gov.br/agencia/noticias/2017/06/nota-a-imprensa-servico-de-passaporte

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Google Plus

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet