Dicas de viagens e intercâmbio

Tire dúvidas sobre dirigir na Austrália

Post Image

Você que é maior de idade e já dirige, provavelmente deve estar pensando se vale a pena pegar um carro para dirigir durante seu intercâmbio e do que você precisa para poder dirigir em terras australianas. Muitos preferem ficar com um carro durante o intercâmbio para facilitar o deslocamento, além de possibilitar pequenas viagens aos finais de semana. Se esta é sua opção, temos algumas informações importantes que você precisa saber antes de tomar sua decisão.

Permissão para dirigir: é preciso?

Na Austrália, as leis para dirigir variam de acordo com o estado e, em alguns lugares, vai depender também do seu tempo de estadia. Em alguns estados, é preciso que você tenha uma permissão internacional para dirigir, que é tirada aqui no Brasil pelo Detran. Em outros estados, você pode dirigir apenas com a carteira de habilitação brasileira traduzida para o inglês.

Essa tradução deve ser juramentada e feita por um tradutor credenciado à NAATI (National Accreditation Authority for Translators and Interpreters). A idade mínima para dirigir também varia de 16 a 18 anos, de acordo com o estado. A Information Planet vai te ajudar informando as regras da sua cidade de destino para que você se prepare com antecedência.

Dirigir na mão inglesa é difícil?

Na Austrália os veículos e as vias de trânsito seguem a mão inglesa, ou seja, ao contrário do que estamos acostumados. O motorista se senta do lado direito do carro e os ônibus dirigem na faixa da esquerda. No começo, parece que vai ser muito estranho se acostumar com tudo “do outro lado”, mas é questão de prática.

É aconselhável alugar um carro automático, pois trocar as marchas com a mão que você não está acostumado pode ser muito complicado. Outra boa dica para quem quer se aventurar a dirigir lá é sempre usar um GPS. Mesmo que você já saiba o caminho, o GPS irá te ajudar a não seguir o reflexo e entrar em contramão sem querer. A boa notícia é que, apesar do câmbio e do cinto de segurança estarem “invertidos”, os pedais têm a mesma ordem do que os carros aqui no Brasil.

Alugar um carro vale à pena?

É preciso fazer as contas para saber se o aluguel do carro realmente valerá a pena no seu caso. Existem carros mais básicos que o aluguel é mais barato, mas além do valor do aluguel esteja preparado para pagar taxas referentes ao seguro do carro e também o combustível. Além disso, se você é um condutor com menos de 25 anos, é possível que também tenha que pagar uma sobretaxa por isso.

É preciso tomar cuidado ao dirigir nas cidades da Austrália, pois são comuns os acidentes com animais. Muitos acidentes acontecem no anoitecer, quando animais como o canguru são mais ativos e mais difíceis de notar nas vias. Algumas locadoras de carro, inclusive, não permitem o condutor dirigir a noite em alguns locais, para evitar acidentes desse tipo.

Cidades como Sydney possuem boas opções de transporte público, como metrô e ônibus, que poderão ser utilizados por aqueles que não querem alugar um carro. Se você ainda não decidiu se irá ou não alugar um carro durante sua estadia, procure saber melhor dos valores de aluguel na cidade que você ficará e compare com os gastos com o transporte público, às vezes os valores do transporte público podem valer mais a pena.

O carro pode dar a liberdade para dirigir para cidades vizinhas, mas andar a pé é uma das melhores maneiras de se conhecer um novo local. Conte com a Information Planet para tirar todas as dúvidas sobre esse assunto ou qualquer outro que surgir relacionado à sua viagem e aproveite seu intercâmbio!

Fontes:

http://tagarela.com.au/dirigindo-na-australia/

https://braustralia.com/2015/08/20/10-coisas-que-voce-precisa-saber-antes-de-dirigir-na-australia/

http://www.pequenospelomundo.com.br/2016/09/7-erros-mais-comuns-ao-dirigir-na-mao-inglesa/

<http://www.detran.pr.gov.br/modules/catasg/servicos-detalhes.php?tema=motorista&id=161

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Google Plus

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet