Dicas de viagens e intercâmbio

Cinco coisas que só um intercâmbio pode fazer por você

Post Image

A maioria das pessoas que decide fazer um intercâmbio toma a decisão pensando principalmente nos estudos e em sua formação profissional. No entanto, o intercâmbio é uma experiência que acrescenta muito mais do que apenas o currículo.

Se você ainda está em dúvidas sobre como estudar um tempo fora pode mudar sua vida, listamos os cinco maiores benefícios de fazer um intercâmbio.

Fluência no idioma

A primeira coisa que todos pensam é em como um tempo fora irá ajudar a aprender um idioma. Aprender uma língua em um país estrangeiro é muito diferente do que se matricular em um curso no seu país. A verdade é que você pode até aprender muito bem um idioma se estudar bastante, seja em seu país ou fora, mas a fluência só vem com prática. Morar em um país que fala essa língua é se obrigar a praticar o idioma todos os dias, nas situações do cotidiano. É por isso que muitos estudam uma língua a vida inteira, mas não conseguem adquirir a fluência que uma pessoa que morou fora possui.

Conhecer novos lugares, culturas e pessoas

Viajar, além de ser uma atividade prazerosa, nos faz crescer como pessoas. O fato de ir (e ficar por um tempo) para outro país, que possui uma língua diferente e, consequentemente, uma cultura diferente da sua, traz um aprendizado único. Conhecer outras culturas nos ajuda a entender um pouco melhor as diferenças entre os países e nos faz valorizar mais a cultura do nosso próprio país. Além disso, durante um intercâmbio você terá a oportunidade de conhecer pessoas de diversos lugares do mundo, com diferentes realidades e diferentes perspectivas.

Nenhuma experiência será igual

O que somos é resultado de diversas experiências vividas em diferentes fases da nossa vida: durante a escola, faculdade, trabalho, vida pessoal, relacionamentos e etc. Fazer um intercâmbio é uma experiência única que irá afetar positivamente quem você é: nossa cabeça se abre mais, mudamos o jeito de pensar e tudo isso não poderia ser conquistado se você não tivesse saído de sua zona de conforto, deixando seu país por um tempo, indo estudar um idioma diferente da sua língua materna e estando longe de seus amigos e sua família. O aprendizado adquirido durante um intercâmbio é único e nenhuma outra experiência poderá fazer o mesmo por você.

A saudade pode aproximar

Uma das maiores resistências de quem pensa em fazer um intercâmbio mas ainda não o fez é ficar longe da família e dos amigos. A ideia de pegar um avião e ir para um país desconhecido onde você não verá rostos familiares tão cedo pode assustar, mas a saudade pode aproximar ainda mais você de sua família e seus amigos. Muitos relatam que, pela saudade que sentiam e pela vontade de falar todos os dias com seus pais, depois da volta do intercâmbio se sentiram mais próximos deles. Um tempo longe da família e dos amigos faz você dar valor à quem é importante na sua vida. A internet também facilita a vida dos intercambistas, possibilitando chamadas por Skype, mensagens pelo Whatsapp e outros tipos de contato em várias redes sociais sempre que a saudade apertar.

Lidar com responsabilidades

Para quem ainda mora com os pais, o intercâmbio ajuda a ter maiores responsabilidades e te dá uma amostra do que é a vida adulta, com suas liberdades e responsabilidades. Durante um intercâmbio, dependendo da estadia escolhida, você terá que fazer tarefas domésticas e administrá-las com seu tempo de estudo e lazer. Se decidir trabalhar, a responsabilidade é dobrada: aprenderá na prática a conciliar trabalho, estudos e lazer. Passar por tudo isso em outro país traz um amadurecimento sem igual. É claro que todo intercâmbio tem seu lado prazeroso de festas e passeios, mas esteja certo que você irá voltar como uma pessoa mais responsável.

Então o que está esperando? Procure a agência da Information Planet mais próxima de você e faça um orçamento do seu próximo intercâmbio. Não deixe de viver essa experiência maravilhosa!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Google Plus

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet